David McClelland (20 de Maio de 1917 - 27 de Março de 1998), psicólogo americano, Apresentou 3 necessidades (ou motivos) como os responsáveis pelo comportamento humano.
A essa teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo. Para ele os principais vetores da necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram: Realização, Afiliação, Poder.
Realização: Competir como forma de auto-avaliação, ou seja, o desejo da pessoa em atingir objetivos que representem desafios em fazer melhor e mais eficiente;
Afiliação: Relacionar-se cordial e afetuosamente, isto é, o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade;
Poder: O desejo de controlar, decidir e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros.
Essas necessidades existem, em graus diferentes, em todos os indivíduos, de forma que a hierarquia das necessidades, na teoria de McClelland (1961), é individual. Assim, a forma de atuação de um indivíduo no trabalho será determinada pelo quanto o indivíduo é forte ou fraco em cada um desses três tipos de necessidades. Atualmente a teoria de McClelland é utilizada para medir o Clima Organizacional de uma empresa.
A base da Teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa.
Pessoas com alta necessidade de realização tendem a evitar situações de baixo risco, pois consideram que um sucesso na sua realização não seria autêntico, e situações de alto risco, onde sua percepção os leva a crer que têm menores chances de sucesso. Buscam trabalhos em que possam obter um feedback regular, para monitorar seu desempenho e onde lhes é exigida muita responsabilidade, para exercitar suas habilidades. Além disso, preferem trabalhar sozinhas a trabalhar em equipe, ou ao menos buscam trabalhar com outras pessoas que também tenham alta necessidade de realização.
Indivíduos com alta necessidade de associação preferem trabalhos em que haja interações com outras pessoas e valorizam o trabalho em equipe onde haja cooperação, apoio, coleguismo, concordância e coesão entre os membros da equipe.Dessa forma, indivíduos com alta necessidade de associação trabalham bem em equipe, mas são deficientes quando em posições de liderança.
Pessoas com necessidade de poder pessoal, geralmente, necessitam um alto poder pessoal e sentem a necessidade de comandar os demais. Essa necessidade, normalmente não é bem vista pelas demais pessoas do grupo. Já os indivíduos que necessitam do poder institucional gostam de organizar as tarefas, deveres e esforços dos demais indivíduos, visando alcançar os objetivos daquele grupo. Por fim, pessoas com uma alta necessidade de poder preferem situações competitivas a situações de cooperação.
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário