Segue um trabalho de analise de motivação no trabalho onde alunos do curso de Administração fizeram uma pesquisa em um supermercado e obtiveram bons resultados .
“Este trabalho visou mostrar a motivação dos funcionários do Supermercado Pastorinho S/A, localizado no bairro Vila Marcondes, através da teoria de Maslow, teoria X e Y, teoria dos dois fatores, teoria ERG. O propósito foi observar o nível de motivação dos funcionários e sua relação com a empresa, bem como desmotivar as ferramentas existentes para esta avaliação. Foi aplicado questionário contendo vinte e duas questões que visou medir a motivação, segundo várias teorias já citadas acima, comparando-as e medindo a motivação. A ótica do trabalho foi observar a motivação e mensura-lá em um ambiente controlado. E com base nesse estudo que indica o nível de motivação foi demonstrada que o principal aspecto é a segurança que os motivam no supermercado Pastorinho.”......
“Pessoas motivadas são importantes para as organizações, pois são responsáveis pela produtividade. A motivação de uma pessoa depende diretamente da força de seus motivos para enfrentar ou não as batalhas por esta ou aquela conquista. Indivíduos não esperam somente prêmios financeiros, como maiores salários ou gratificações, mas também prêmios intangíveis como elogios, reconhecimento ou poder. Para embasar estas considerações serão relatadas as principais teorias motivacionais.” ......
“De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades deduziu-se que os funcionários estão preocupados com a sua segurança dentro da empresa. A teoria X e Y mostrou que os funcionários estavam baseados na teoria Y, isto é, estavam aptos a buscar, a aprender e a aceitar mudanças. A teoria dos dois fatores mostrou que os funcionários do Supermercado Pastorinho S/A estavam satisfeitos com as condições de trabalho, ventilação, local de trabalho e programas de educação. Apoiados na teoria ERG, conclui-se que os funcionários mostravam-se satisfeitos com suas necessidades sociais - estima, status, sociabilidade. Para a empresa, esse trabalho demonstrou qual era a real motivação dos seus funcionários, e o quanto ela deveria investir na motivação e no incentivo para a realização das tarefas, além de oferecer oportunidades aos funcionários para que os mesmos possam sugerir melhorias, e, ainda, levar novas idéias para os seus subordinados.”
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO NO SUPERMERCADO PASTORINHO S/A
Anelise Okazaki Pasquini
Fernanda Alberti de Andrade
Fernanda Guadanhim de Souza
Mariana Occulati de Castro
Saiba mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário